R. Ilda do Amaral Cussiol, 71 2º Andar, sala 201 - Sorocaba - SP

Saiba com a Consultoria de TI pode te ajudar no plano de continuidade de negócios da sua empresa

Saiba com a Consultoria de TI pode te ajudar no plano de continuidade de negócios da sua empresa

Plano de Continuidade de Negócios são os procedimentos que empresa tomará para que seu negócio continue funcional durante um incidente ou uma interrupção não planejada dos seus serviços. Ele é feito em todos os setores da empresa ( suporte de ti, RH, ADM, entre outros). Ele é um documento que contém planos de contingência para cada setor (que possa ser afetado) minimize ao máximo o risco de parada de 100% do negócio.

Todo negócio independentemente do tamanho e atuação está sujeito a interrupções ou situações adversas que podem impactar no processo de suas operações. Devido a isto, é de extrema importância que seu suporte de TI esteja preparado para situações inesperadas.

Suponha que os dados da sua empresa foram sequestrados, por um ataque de Ransomware. Neste caso, sua empresa possui um plano de continuidade de negócio após a invasão? Há uma Consultoria de TI envolvida? Qual tempo seu negócio ficará parado? Você sabe mensurar qual será a perda monetária que este incidente irá trazer?

Com o Plano de Continuidade de Negócio da Start Link, sua empresa não ficará indisponível, isto porque, a Start Link irá analisar o seu negócio em conjunto com a alta gestão, o técnico de ti e definirá ações e procedimentos preventivos para que seu negócio opere de modo suficiente (essencial) até que a situação seja normalizada, independente da causa da falha (desastres naturais, fraudes, pandemias, incêndios, pessoas, entre outros).

Como elaborar um Plano de Continuidade de Negócios eficiente e eficaz

As empresas visionárias, possuem um planejamento estruturado que garante sua sobrevivência diante de fatores inesperados, como o que vivenciamos a pouco tempo, a pandemia. A melhoria contínua ajuda a identificar oportunidades para melhoria dos seus processos reduzindo o desperdício no trabalho.

Vale ressaltar que Plano de Continuidade de Negócio não é uma metodologia que pode ser enquadrada em qualquer negócio. Por este motivo, a alta gestão precisa ter em mente três pontos para elaboração de um Plano eficaz. Abaixo segue pontos:

1° Caso ocorra uma catástrofe, qual é meu principal problema? Mediante a este questionamento, seu negócio precisa ter traçado uma análise de riscos, para elaborar e verificar quais recursos precisa implementar para mitigar problemas.

2° Como os riscos podem impactar no seu negócio? Faça uma análise de impacto e verifique como pode manter a capacidade mínima de funcionamento necessário da sua empresa em caso de interrupções não planejadas.

3° Quais serão minhas ações para retomada da operação, após uma catástrofe? Elabore um planejamento estratégico que estabeleça e recupere os dados que precisa para deixar seu negócio operante.

Resumindo o Plano de Continuidade de Negócio tem a finalidade de trazer um roteiro de testes de funcionamento com instruções que identifique riscos, ameaças e vulnerabilidades definidas com grau de criticidade, e como a sua empresa poderá recuperar e retomar seu negócio evitando danos mais profundos que ocasionem perdas monetárias.

Quer saber mais? Entre em contato com a Start Link e tenha o melhor outsourcing de TI que sua empresa precisa. Ligue agora para: 15 2105-1590

Gostou? compartilhe!

Whatsapp Start Link